![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihfYiQvKeb9XfW8tCMkpd8JhPIqN_UFw7PQect8hgDsuPFR6wB8D-I5qNoXG1V4Nzp7rPCPcWAvrldjKWyUN8-bfmsaD9nLqcexYP2N0jAbLeh6n8NrYEE0prWgti-k0TrJd3cWeOPmmsk/s320/psicologo1movil%5B1%5D.gif)
O que faz o Psicólogo ?
O Psicólogo não adivinha nada! Este profissional possui um conjunto de técnicas e de conhecimentos que possibilitam compreender o que o outro diz. Para poder trabalhar o psicólogo precisa que as pessoas falem sobre si, contem sua história, dialoguem, exponham suas reflexões. O psicólogo em seu trabalho utiliza o conhecimento científico na sua intervenção técnica, desenvolve uma intervenção que tem a finalidade de tornar o homem saudável e capaz de enfrentar os problemas do cotidiano.
Quando procurar um psicólogo?
Não existem muitas regras. A razão mais lógica é sempre que se precise. Muitas vezes a procura ocorre quando, de alguma forma, o individuo não está satisfeito com o andamento de sua vida, possui necessidade de descobrir novas maneiras de conduzir a própria vida, está passando por uma fase de sofrimento ou transições difíceis, ou mesmo para o auto-conhecimento. A procura também é indicada para tratamento de transtornos, depressão, fobias, pânico, anorexia, bulimia entre outros. A terapia vem como um instrumento facilitador para esses objetivos. Para dar início a um processo psicoterapêutico, basta marcar uma entrevista com um Psicólogo que fará uma avaliação sobre a necessidade ou não de um trabalho terapêutico. Nessa entrevista poderão ser tiradas todas as dúvidas à respeito do processo.
Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria, esta é composta de 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados. O psicólogo tem formação superior em psicologia. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras.
Referências:
BOCK,Ana Mercês et al.Psicologias: Uma introdução à Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999
Disponível em http://www.lifepsicologia.com.br.Acesso em 2 de abril de 2010
Foto:4.bp.blogspot.com/.../s400/psicologo1movil.gif
Nenhum comentário:
Postar um comentário