quinta-feira, 7 de julho de 2011

Psicologia do Esporte

Quando surgiu?

A Psicologia do Esporte teve seu início entre final do século XIX, início do século XX (Rose Junior, 1992). Em função do alto índice de aperfeiçoamento técnico dos atletas, percebeu-se que havia atitudes psicológicas que favoreciam alguns atletas, o que motivou o início das investigações dos fenômenos psicológicos relacionados à prática esportiva (Epiphanio, 1997).

No Brasil seu início ocorreu mais tardiamente, na década de 50. Mais precisamente em 1954, com um trabalho realizado para seleção de juízes da Federação Paulista de Futebol. Após este trabalho, o psicólogo João Carvalhaes iniciou, junto ao São Paulo Futebol Clube, o acompanhamento psicológico dos jogadores (Silva, 1984).

Qual seu objetivo?

A Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Além disso, precisamos estar atentos na influência dos fatores cognitivos, motivacionais e emocionais que estão diretamente ligados na questão do desempenho esportivo.

Qual a função do psicólogo do esporte?

O trabalho do psicólogo é fazer com que o atleta busque o equilíbrio, tanto físico quanto mental. O psicólogo do esporte trabalha no sentido de desenvolver no atleta maior percepção de seu corpo e mente. Os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante o jogo, entre outras.

Outra interessante atuação do psicólogo em contextos esportivos estaria interligada a um movimento de ação social, rumo à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Referências


http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v19n3/08.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_esportiva

http://www.lifepsicologia.com.br/lifepsicologia/psicologia_esporte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário