O que é Bullying?
Segundo Olweus, é um comportamento agressivo e persistente com a intenção de causar dano físico ou moral em um ou mais estudantes que são mais fracos e incapazes de se defenderem. Costuma ser caracterizado por atos repetidos de agressão e dominação.
Para esclarecer o que é bullying, um cientista sueco, Dan Olweus, afirma que os três termos essenciais: o comportamento é agressivo e negativo; o comportamento é executado repetidamente; o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Além disso, divide-se em duas categorias: bullying direto; bullying indireto. O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores masculinos. Bullying indireto é mais comum entre meninas se caracteriza por inibir a vítima fazendo com que esta acabe por se isolar.
Como é praticado o bullying?
• Ataques físicos contínuo contra uma pessoa ou seus pertences;
• Fofocas;
• Depreciar a vítima sem nenhuma razão;
• Intimidar a vítima a fazer o que ela não quer;
• Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa;
• E atualmente, há a utilização dos instrumentos tecnológicos para praticar o cyberbullying.
Características da vítima
• Apresentam um comportamento tímido, inibido;
• Se sentem vulneráveis;
• Tem medo ou vergonha de forma intensa;
• Autoestima bastante prejudicada;
• Podem sofrer de dores de cabeça ou abdominais, insônia;
• Dificuldades nas relações sociais.
Os agressores
• Se sentem bem em intimidar os colegas, pois alcançam status com isso;
• Apresentam uma combinação de baixa autoestima, atitudes agressivas e provocativas e prováveis alterações psicológicas, merecendo atenção especial.
• Podem ser depressivas, ansiosas, inseguras e inoportunas, procurando humilhar os colegas para encobrir suas limitações (Lopes, 2005).
Os atos podem ser denunciados?
Os atos que violam o Estatuto da Criança e do Adolescente podem ser denunciados através do Boletim de Ocorrência na delegacia ou no Ministério Público. No Brasil, dependendo da gravidade, pode haver aplicação de medidas sócio-educativas.
Pesquisa No Brasil
Pesquisas feitas no Brasil, apontam que a prática do bullying se faz presente no contexto escolar do nosso país. Uma pesquisa do IBGE ressaltou que as cidades de Brasília e Belo Horizonte são as que apresentam um maior índice de bullying.
Casos que tiveram destaque no Brasil:
• Em São Paulo - uma menina apanhou até desmaiar por colegas que a perseguiam;
• Em Porto Alegre um jovem foi morto com arma de fogo durante o bullying;
• Na USP, o jornal estudantil O Parasita ofereceu um convite a uma festa brega aos estudantes do curso que, em troca, jogassem fezes em um gay;
• Em 2011, o Massacre de Realengo, no qual 12 crianças morreram por tiros, foi atribuído, a uma provável vingança por bullying. O atirador, que se suicidou o ocorrido, também chegou a declarar que o bullying sofrido na época de estudante era umas das motivações para ter atirado nas crianças.
Escola e Família devem estar atentas!
Tanto os pais quanto a escola são fundamentais para identificar o bullying. Mas, não apenas identificar como também prevenir o bullying entre as crianças, fazendo com que estes reflitam sobre o que é, por que ocorre, se reagir de forma violenta é a melhor solução. Os pais devem estar presentes e observar o comportamento dos filhos e auxiliá-los.
Segundo Bandeira e Hutz: “A escola desempenha um papel de grande importância no desenvolvimento social de crianças e adolescentes e não pode ser considerada apenas como um espaço destinado à aprendizagem formal ou ao desenvolvimento cognitivo. Portanto, a escola precisa se transformar, adaptar-se à realidade e às demandas culturais atuais e atuar no sentido de prevenir e controlar o bullying, assim como outros comportamentos interativos inadequados e prejudiciais ao desenvolvimento, e não funcionar como um agente mantenedor do sofrimento psicológico dos envolvidos nessas situações.”
Autores ressaltam que as características do bullying se não forem verificadas, serão levadas para a vida adulta e poderá acarretar à consequências graves. Por isso, é imprescindível que a escola e a família observem o comportamento das crianças e tomem providências quando forem necessários.
Referências:
BANDEIRA, Cláudia de Moraes & HUTZ, Claudio Simon. As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a14.pdf .Acesso em : 13 maio. 2011
BULLYING- Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying Acesso : 13 de maio. 2011
VIEIRA, Timoteo Madaleno ; MENDES, Francisco Dyonísio Cardoso ; GUIMARÃES, Leonardo Conceição De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722009000300021&script=sci_arttext Acesso em: 13 de maio. 2011
ZAINE Isabela , REIS; Maria de Jesus Dutra dos, PADOVANI, Ricardo da Costa . Comportamentos de bullying e conflito com a lei. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v27n3/09.pdf Acesso em : 13 de maio. 2011
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