Fazemos parte de uma equipe de profissionais e estagiários de psicologia cujas atividades estão vinculadas à Pró-reitoria para Assuntos Comunitários DAS/DSST, localizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Este blog tem como objetivo apresentar informações sobre os mais variados temas, divulgar eventos na área e tornar mais conhecido o serviço no CAIS. Sugestões, comentários e dúvidas são bem-vindos.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Personalidade
O que é personalidade?
Personalidade se origina da palavra latina “persona”, nome dado à máscara que os atores do teatro antigo usavam para representar seus papéis. Existem muitas e diferentes definições de personalidade. A personalidade atribuída a uma pessoa pode definir, para o senso comum, se esta é boa ou má, a psicologia evita este juízo de valor. O conceito de personalidade como “o conjunto de comportamentos peculiares do indivíduo” é aceito pela maioria dos estudiosos.
Quais fatores influenciam a personalidade?
A personalidade se desenvolve a partir de:
- Aspectos hereditários: envolvem as questões biológicas que podem influenciar nas características da personalidade.
- Influências do meio-social: O meio social desempenha um papel importante na construção da personalidade. Exemplos: o ambiente familiar, grupo de amigos, a escola, trabalho e outros.
- Experiências pessoais: A qualidade das relações precoces (mãe e filho) e as experiências vividas durante a adolescência irão refletir em alguns aspectos como: na forma de vestir, nas idéias defendidas e nas formas de se expressar. Além disso, acontecimentos importantes podem marcar significativamente a personalidade das pessoas, tais como: morte, violações, frustrações, doença grave, divórcio, entre outros.
É possível mudar nosso jeito de ser?
Sim! Na verdade, mudamos toda hora. Agimos de modo diferente em contextos diferentes. Você já deve ter passado pela sensação de ser amigável e inteligente com alguém e agir do modo contrário com quem o desafia.
Mas, o caminho de nos conhecer, ter consciência de si próprio, mudar o que for possível e nos contentar com o que somos seja o grande desafio da vida.
Você sabia que:
• Não existe alguém sem personalidade.
• Não há duas personalidades idênticas como não existem duas pessoas idênticas, embora muitas pessoas possuam traços em comum.
“Tenho várias caras.
Uma é quase bonita, outra é quase feia.
Sou um o quê?
Um quase tudo.”
(Clarice Lispector)
Referências:
BRAGHIROLLI, Elaine Maria et al.Psicologia Geral.Porto Alegre: Editora Vozes, 2007
Acesso em 04/6/2010: http://www.rotasfilosoficas.blog.sapo.pt
http://www.coladaweb.com/psicologia/personalidade
Assinar:
Postagens (Atom)